IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA DO FUTURO

 

Os jovens pedem uma escola mais dinâmica e flexível. Os educadores pedem uma gestão mais democrática. A gestão pede políticas educacionais mais efetivas, que possibilitem recursos para oferecer uma educação de qualidade. Os pais querem filhos cada vez mais capacitados para enfrentar a vida e um mercado de trabalho dinâmico e competitivo, apostando assim, na aprendizagem que deve ser garantida pela escola. Mas, o que exatamente queremos para uma Escola do Futuro?

 

O futuro das nossas crianças e jovens, de hoje, chegou! Devemos pensar no futuro como algo mais próximo de nós. A Escola do Futuro está acontecendo hoje e para isso precisamos de um novo modo de ensinar e transmitir conhecimento. A novas metodologias estão chegando e a maioria estão voltadas às novas tecnologias, que são usadas para facilitar o processo educacional. A ideia é proporcionar ao aluno recursos que deixem as aulas mais instigantes e deem a ele mais autonomia à própria aprendizagem.

 

A Escola do Futuro precisará apostar em ensino personalizado, metodologias ativas, e-learning e mais. Na verdade, muito mais. Pois engana-se quem pensa que a escola do futuro deverá ser um aglomerado de salas com tecnologia e aparelhos de última geração onde alunos e professores se conectam o tempo todo através de redes e infraestrutura tecnológica. A Escola do Futuro, não é apenas isso, no entanto, é claro que a tecnologia deve fazer parte da metodologia e das ferramentas utilizadas, porém, vai muito além disso.

 

A Escola do Futuro precisa formar futuros homens e mulheres capazes e aptos a se organizarem para atuarem como protagonistas do projeto de construção de uma nova sociedade, com outros seres humanos, conscientes de sua dignidade e da sua razão de ser e existir. Entendidos de seus direitos e deveres.

 

Pensando nisso, a Dra. Regiane Souza Neves, após participar de seminários e congressos nacionais e internacionais sobre o tema, escreveu o livro Princípios norteadores para uma Escola do Futuro (código internacional ISBN 978-65-5392-520-5). Através deste trabalho foi criado, em 2020, o projeto de Implantação da Escola do Futuro, que pode ser realizado em qualquer escola, pública ou particular no país.

 

Principais tópicos na implantação:

 

As inteligências múltiplas e sua importância para os novos tempos. 

O papel dos professores na Escola do Futuro.

Educação integral em tempo integral. 

Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (EDS). 

Educação para a cidadania e interculturalidade.

Educação financeira, para o consumo e para o empreendedorismo. 

Educação para a inclusão, a igualdade e o respeito. 

Educação para a defesa, a segurança e a paz. 

Educação para as mídias e redes sociais. 

Interação com as famílias dos alunos. 

Aprendizagem em uma perspectiva significativa: Gamificação, Design thinking, Cultura maker, Aprendizado por problemas, Estudo de casos, Aprendizado por projetos, Sala de aula invertida, Seminários e discussões, Pesquisas de campo, Storytelling, Aprendizagem entre pares e times, Ensino hibrido, Rotação por estações. 

A estrutura física como ferramenta para atingir os objetivos: Salas Ambientes, Espaço Maker, Laboratórios de Ciências e Tecnologia, Ambiente Esportivo e Recreativo, Ambiente Artístico e Cultural, Sala de Estimulação  Sensorial, Acessibilidade, Horta e Espaços Naturais, Ambientes convencionais para convivência, Turmas com quantidades reduzidas de alunos. 

Avaliação para os novos tempos. 

A gestão escolar do futuro. 

Teorias Educacionais adaptadas as novas metodologias: Piaget, Montessori, Wallon, Freinet, Pickler, Waldorf, Vygotsky, Perrenoud, Winnicotti, Gramsci, Dewey, Gardner, Locke, Decroly, Rousseau. 

Utilização de material didático: impresso e digital. 

 

Sendo assim, além de toda tecnologia e metodologia ativa desenvolvida e aplicada, é necessário que o trabalho pedagógico esteja voltado também para a construção de valores educativos e morais, de cidadãos e cidadãs autônomos, que buscam de maneira consciente e virtuosa, o bem-estar pessoal e coletivo.

 

Em um mundo que muda diariamente, é papel da escola refinar sua capacidade de “pensar fora da caixa” e dar vazão às ideias de forma prática, tendo adaptabilidade para mudar rapidamente quando a rota adotada não for a ideal.

 

Para muitos, essa necessidade de se reinventar é algo extremamente desgastante do ponto de vista emocional. A capacidade de aprender constantemente e estar pronto para as mudanças vai fazer a diferença no futuro.

 

E não só as Escolas do Futuro, como do presente, precisam pensar e agir conforme essa nova realidade.

Entre em contato e solicite uma proposta para sua escola!

proj3.jpeg