LabEE - Laboratório das Emoções na Escola

 

LabEE Laboratório das Emoções na Escola - foi criado no ano de 2020, pois a pandemia do coronavírus causou em toda sociedade inúmeras consequências emocionais. Esse trabalho prioriza auxiliar escolas, famílias e profissionais da educação na construção de saberes socioemocionais e psicoeducacionais de crianças e adolescentes para que vivam e convivam em harmonia e conhecedores da sua importância no mundo. O LabEE Laboratório das Emoções na Escola é um projeto que integra escola, professores, alunos e pais com um livro exclusivo e palestras expositivas e presenciais, seguidas de rodas de conversas, dinâmicas de grupos, caderno com atividades sobre as emoções que podem ser adaptadas para atendimento da faixa etária e orientações quanto a implantação do LabEE de forma transversal na rotina pedagógica.

 

Nosso objetivo é levar para as escolas do país palestras e materiais de apoio exclusivos com a missão de construirmos juntos um aprendizado que envolve respeito, controle das emoções em situações diversas e adversas, concentração, superação, aceitação, motivação e acolhimento. 

 

Trabalhar com a educação emocional não é deixar de priorizar a função acadêmica da escola, mas otimizar o processo intelectual através do controle das emoções. É formar um indivíduo autônomo (em suas decisões racionais e emocionais), conhecedor de si mesmo dentro de um contexto social para atuar, em todas as esferas de sua vida, com consciência e criticidade. O bullying, a ansiedade, a depressão e outros transtornos emocionais no ambiente escolar precisam ter importância para as equipes gestoras e pedagógicas, em uma prática constante de aperfeiçoamento através de formação continuada e orientação adequada. 

 

O objetivo do LabEE não é de colocar no professor (ou na escola) mais uma responsabilidade, ou torná-lo um tipo de terapeuta, mas sim com o propósito de ajudá-lo a identificar possíveis problemas no contexto escolar para entender seus alunos e assim também facilitar seu trabalho, inclusive com foco na sua própria saúde mental. Sei que quando o professor tem dificuldades com seus alunos e com tudo que envolve seu trabalho, carrega um sentimento de frustração e tristeza que quando não é cuidado pode levá-lo a outros transtornos como ansiedade e depressão. 

 

A educação emocional é a qualidade que nos permite encarar com paciência, percepção e sobriedade os problemas em nossos relacionamentos com os outros e com nós mesmos. Ela é a capacidade empática de compreender o que se passa com os outros e aceitar seus pontos de vista; nos ajuda a lidar com nossos próprios sentimentos (como a raiva, inveja, ansiedade, etc) e traz resiliência para superar os contratempos da vida. A educação emocional propõe um novo paradigma pedagógico, em que o indivíduo é estimulado a desenvolver competências intra e interpessoais, sabendo lidar criativamente com seus conflitos e os do meio, e aumentando sua autoconfiança e equilíbrio emocional. A educação, em seu sentido pleno, deve procurar abranger todas as áreas da experiência humana, e por isto mesmo não pode ficar restrita às salas de aula. Sabemos que o desenvolvimento emocional é um processo de construção pessoal, altamente influenciado pelo meio. Por isto é muito importante que não somente as escolas, mas as famílias e a sociedade como um todo, dediquem mais atenção ao treinamento emocional dos seus indivíduos.

 

No contexto escolar, é necessário refletir sobre as condições que os alunos e professores manifestam suas emoções, tendo clareza de que para desempenharem bem as suas funções e garantir a aprendizagem, precisamos, antes de tudo, entender que somos humanos e apesar de todos os desafios precisamos mobilizar a comunidade escolar, estado e sociedade para juntos pensarmos em caminhos que ofereçam para quem educa e para quem aprende o apoio e o cuidado que precisam.

 

A existência da família no desenvolvimento da criança e do adolescente resulta em contribuições dos relacionamentos no quadro do contexto social em que vivem. A família, independentemente de sua estrutura e religião é lugar de valiosos sentimentos, como a lealdade, afeto, confiança, respeito, solidariedade, proteção e amor. Sendo assim, a família segue aspectos obedecendo os objetivos da afetividade e estabilidade humana para que crianças e adolescentes cresçam com princípios e propósitos. A ação da família é, no entanto, uma ação complementar à da escola e vice-versa. Por este motivo o LabEE é um projeto completo que integra a escola e a família em prol de crianças e adolescentes.

 

O livro do LabEE é composto por 3 partes: 1) escola; 2) escola para famílias; 3) caderno das emoções (atividades).

 

Temas abordados:

A importância da Educação Emocional.

5 habilidades desenvolvidas pela Educação Emocional.

Consolidação dos vínculos emocionais.

Implantação do Laboratório das Emoções na Escola.

LabEE na prática: roda de conversa; painel das emoções; dinâmicas; meditação ou relaxamento; oficina de desenhos; conversa sobre o luto; dia da família na escola.

Como prevenir o bullying, a ansiedade e a depressão na infância e adolescência.

Presença é fundamental.

Desenvolvendo a autoestima dos filhos.

Às vezes é preciso dizer não.

Entenda o que nos leva a frustração, irritabilidade e nervosismo.

Como ser resiliente.

Deixe seu filho brincar: há tempo para todas as coisas.

Família é a nossa base.

Sugestões de atividades no Caderno das Emoções.

Entre em contato e solicite uma proposta para sua escola!

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